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 Tutorial passo-a-passo. PARTE01 - Introdução

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MensagemAssunto: Tutorial passo-a-passo. PARTE01 - Introdução   Sab Out 27, 2007 2:01 pm

Conteúdo retirado de:
Apoio Informática
Nós apenas editamos.
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O VisuAlg é um software interpretador de algoritmos que funciona como uma linguagem de programação, servindo para testar códigos e treinamento de iniciantes em programação. As vantagens do VisuAlg são que o código não precisa ser compilado para ser testado, você pode mudar algo facilmente e tem um fácil entendimento de código.

A linguagem que o VisuAlg interpreta é bem simples: é uma versão portuguesa dos pseudocódigos largamente utilizados nos livros de introdução à programação, conhecida como "Portugol".

A linguagem do VisuAlg permite apenas um comando por linha: desse modo, não há necessidade de tokens separadores de estruturas, como o ponto e vírgula em Pascal. Também não existe o conceito de blocos de comandos (que correspondem ao begin e end do Pascal e ao { e } do C), nem comandos de desvio incondicional como o goto. Na versão atual do VisuAlg, com exceção das rotinas de entrada e saída, não há nenhum subprograma embutido, tal como Inc(), Sqr(), Ord(), Chr(), Pos(), Copy() ou outro.

Importante: o VisuAlg não aceitará palavras-chave acentuadas, portanto, "então" é "entao". E o VisuAlg não diferencia letras maiúsculas de minúsculas.

O formato básico do nosso pseudocódigo é o seguinte:

algoritmo "semnome"
// Função :
// Autor :
// Data :
// Seção de Declarações
var
inicio
// Seção de Comandos
fimalgoritmo

A primeira linha tem a divisão 'algoritmo', que indica o início do algoritmo, seguida pelas aspas com o nome do algoritmo.
As linhas que começam com '//' são comentários, servem para ajudar no entendimento do algoritmo. Não serão interpretadas.
A divisão 'var' é o local onde devem ser declaradas as variáveis. As variáveis são divididas em 4 tipos:

Inteiro : Números inteiros (sem casas decimais). Ex.: 1 2 3 7 -6 15
Real : Números com casas decimais. Ex.: 14.5 0.3 1.7
Caracter : Qualquer dígito do teclado, sendo símbolo, número, ou letra
logico : Verdadeiro ou Falso

A divisão 'início' indica o começo do código. Dentro dela você colocará todo o código.
A divisão 'fimalgoritmo' indica o fim do algoritmo.

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