VisualgMaster

Bem vindo ao fórum visualgmaster, tudo relacionado ao visualg, tire suas dúvidas, resolva seus algoritmos.
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Tutorial passo-a-passo. PARTE02 - Variáveis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Administradores
Administradores
avatar

Número de Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2007

MensagemAssunto: Tutorial passo-a-passo. PARTE02 - Variáveis   Sab Out 27, 2007 2:44 pm

As variáveis são declaradas na seção 'var' e devem ter um nome seguido de um tipo. Ex.:

var
nomeDaVariavel : inteiro

Atribuição de variáveis:
Para atribuir o valor de uma variável à outra basta utilizar o operador '<-'
Ex.:

a <- b
//Agora o valor da variável 'a' é igual ao valor de 'b'

Lembre-se que você não pode atribuir o valor de uma variável caracter para uma variável inteiro. Cuidado com os tipos das variáveis

Atenção: se você está começamdo agora com lógica da programação, pule a parte de vetores e matrizes, essas são variáveis mais complexas.

Vetores:
Vetores são variáveis especiais que podem armazenar vários dados.
Declarando uma variável de vetor:
x : vetor[1..10] de inteiro

Agora você tem uma variável x com 10 posições cada uma podendo armazenar um valor diferente. Você pode fazer isso:

x[1] <- 3
x[2] <- 65
x[3] <- 8
x[4] <- 14
x[5] <- 1
x[6] <- 100
x[7] <- 80
x[8] <- 25
x[9] <- 5
x[10] <- 7

Matrizes:
Matriz é um vetor dentro de outro, ou seja, como se cada posição do vetor tivesse um vetor com várias posicões.
Declarando uma matriz:

x : vetor[1..5,1..5] de inteiro

Agora você criou um vetor com 5 posiçoes, e cada uma dessas posições têm 5 posições dentro de si mesmas.
Se eu fizer isso:

x[2,4] <- 15

Estou inserindo o número 15 dentro da posição 4 da posição 2 do vetor.

_________________
Equipe VisualgMaster.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://visualgmaster.livreforum.com
Vitinho
Novato
Novato


Masculino
Número de Mensagens : 2
Idade : 22
Localização : Divinópolis - MG
Data de inscrição : 10/02/2010

MensagemAssunto: Re: Tutorial passo-a-passo. PARTE02 - Variáveis   Qua Abr 14, 2010 12:43 pm

Galera, preciso saber um tipo de variável que possa receber tanto números inteiros quanto caracteres e fazer operações com eles.

Segue o algoritmo que fiz e aonde tenho a dúvida... (Errei isso na prova aghr!!!):

algoritmo "semnome"

var
mat: vetor [1..40,1..4] de inteiro
result: vetor [1..40,1..3] de caracter
i,j,al: inteiro
inicio
para i de 1 ate 40 faca
para j de 1 ate 4 faca
leia (mat[i,j])
result [i,2] <- result[i,2] + mat[i,j]
fimpara
fimpara
limpatela
para i de 1 ate 40 faca
para j de 1 ate 4 faca
escreva(mat[i,j])
fimpara
escreval ("")
fimpara
al <- 1
para i de 1 ate 40 faca
result[i,1] <- al
al <- al + 1
fimpara
para i de 1 ate 40 faca
se (result[i,2]>=60) entao
result[i,3] <- Aprovado
senao
result[i,3] <- Reprovado
fimse
fimpara
para i de 1 ate 40
para j de 1 ate 3
escreva (result[i,j])
fimpara
escreval ("")
fimpara


fimalgoritmo
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Tutorial passo-a-passo. PARTE02 - Variáveis
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Variáveis nome do leitor.
» Game Maker - Aula 4 - Variáveis
» [Tutorial] Variáveis em HTML5 + Javascript
» tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes
» Comandos básicos sobre variáveis - parte 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
VisualgMaster :: VisualgMaster :: Tutoriais-
Ir para: