VisualgMaster

Bem vindo ao fórum visualgmaster, tudo relacionado ao visualg, tire suas dúvidas, resolva seus algoritmos.
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Tutorial passo-a-passo. PARTE04 - Comandos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Administradores
Administradores
avatar

Número de Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2007

MensagemAssunto: Tutorial passo-a-passo. PARTE04 - Comandos   Sab Out 27, 2007 3:31 pm

Comando Se:
O comando 'se' cria uma condição para o que será feito a seguir. Vem sempre acompanhado do 'entao' e 'fimse'
Observe o exemplo:

x <- 7
se (x > 5) entao
escreva ("x é maior do que 5")
fimse

Observe que a condição está entre parênteses.

Comando Senao
O comando 'senao' representa o que o comando 'se' irá fazer se a condição não for verdadeira. Observe o exemplo:

x<- 3
se (x > 5) entao
escreva ("x é maior do que 5")
senao
escreva ("x não é maior do que 5")
fimse

Comando Enquanto:
O comando enquanto é uma estrutura de repetição. ele fará o que estiver dentro de seu corpo enquanto a condição for verdadeira. Estará sempre acompanhado de 'faca' e 'fimenquanto' Observe o exemplo:

x<- 5
enquanto (x > 0) faca
escreva ("x vale ",x," e é maior que zero, portanto está sendo exibido")
x <- (x - 1)
fimenquanto

Nesse código, sempre que x for maior do que 0, será exibida a mensagem e x terá seu valor reduzido em 1

Se o trecho 'x<- (x - 1)' não fosse inserido nesse código, ele exibiria a frase eternamente até acabar a memória de seu computador, pois x seria sempre maior que 0. Cuidado com isso

Comando Para
O comando 'para' é uma estrutura de repetição como o 'enquanto', mas nela você já determina quantas vezes o que está dentro de seu corpo será repetido. Vem sempre acompanhado de 'faca' e 'fimpara'
Observe o exemplo:

var
i : inteiro
inico
para i de 1 ate 5 faca
escreva (i)
fimpara

Nesse código,atribuímos o valor 1 à variável 'i' e dissemos que a cada repetição do 'para' ela subirá 1. E isso acontecerá ate o valor da variável 'i' ser 5
A saída desse código é a seguinte:

12345

Se você já entendeu tudo que foi explicado até aqui, PARE e treine.
Você já tem o suficiente para muito. depois de treinar procure saber mais.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://visualgmaster.livreforum.com
zao
Novato
Novato


Masculino
Número de Mensagens : 2
Idade : 34
Localização : Vitória ES
Data de inscrição : 12/03/2010

MensagemAssunto: Re: Tutorial passo-a-passo. PARTE04 - Comandos   Sex Mar 12, 2010 12:55 pm

QUAL O ERRO EM
se (resposta <> de "sim")entao
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ryudo302
Novato
Novato


Masculino
Número de Mensagens : 12
Idade : 27
Localização : Brasília, DF
Data de inscrição : 24/11/2008

MensagemAssunto: Re: Tutorial passo-a-passo. PARTE04 - Comandos   Sex Mar 12, 2010 4:50 pm

O correto seria

Código:
 se (resposta <> "sim") entao
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
zao
Novato
Novato


Masculino
Número de Mensagens : 2
Idade : 34
Localização : Vitória ES
Data de inscrição : 12/03/2010

MensagemAssunto: Re: Tutorial passo-a-passo. PARTE04 - Comandos   Seg Mar 15, 2010 2:16 pm

onde esta errado neste codigo:


aluno,sim,resposta:caractere
n1,n2,n3,n4,media:real
i,somaluno:inteiro

inicio
// Seção de Comandos

somaluno <- 0
escreval ("Deseja adcionar mais um aluno?")
leia (resposta)
resposta <- ("sim")
se (resposta <> de "sim")entao
se (somaluno = 0 )entao
escreva ("não ha aprovado")
senão
escreva ( "o total dos alunos aprovado é:"somaluno)
fimse
fimse
se (resposta = "s" )então
escreval("digite o nome do aluno")
leia(aluno)
escreval("digite as notas desse aluno")
leia( n1, n2, n3, n4 )
media <- (n1+n2+n3+n4)/4
se ( media >=5)entao
somaluno <- somaluno+1

fimse
fimpara
se (somaluno > o )entao
escreval ("a soma dos aluno aprovado é:" somaluno)
senão
escreva ( "não há alunos aprovados")
fimse
fimalgoritmo

desde já obrigado
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Tutorial passo-a-passo. PARTE04 - Comandos   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Tutorial passo-a-passo. PARTE04 - Comandos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tutorial: Criar ISO de Ps1.
» [Tutorial] Como criar autorun para CD’s e DVD’s com auxílio do Game Maker.
» [TUTORIAL] Menu de navegação
» Tem como menu mudando de cor como eu passo o mouse
» [FAQ] Ferramentas de moderação - Passo a Passo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
VisualgMaster :: VisualgMaster :: Tutoriais-
Ir para: