VisualgMaster

Bem vindo ao fórum visualgmaster, tudo relacionado ao visualg, tire suas dúvidas, resolva seus algoritmos.

InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

nao consigo resolver, me ajudem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
keiza
Novato
Novato

Feminino
Número de Mensagens : 1

MensagemAssunto: nao consigo resolver, me ajudem   Sex Dez 04, 2009 3:30 pm

Escreva um algoritmo que leia um numero não determinado de valores m, todos inteiros e positivos, um valor de cada vez, e, se m<10 utiliza um subprograma do tipo função que calcula o fatorial de m, e caso contrário, utiliza um subprograma do tipo função para obter o número de divisores de m (quantos divisores m possui). Escrever cada m lido e seu fatorial ou seu número de divisores com uma mensagem adequada. Neste caso, temos um programa principal e dois subprogramas.
Ver perfil do usuário
Ryudo302
Novato
Novato

Masculino
Número de Mensagens : 12

MensagemAssunto: Re: nao consigo resolver, me ajudem   Sex Jan 22, 2010 4:47 am

"Escreva um algoritmo que leia um numero não determinado de valores m, todos inteiros e positivos, um valor de cada vez"

Até aqui já temos o seguinte: uma variável inteira m que será lida por um número indeterminado de vezes (use um laço enquanto ou repita com uma maneira para terminar quando o usuário desejar, como digitar -1).

"se m<10 utiliza um subprograma do tipo função que calcula o fatorial de m"

Ou seja, dentro do laço (enquanto ou repita), após a leitura da variável, se ela for menor que 10, uma outra variável, digamos, fat, deverá receber o valor de fatorial(m), que é uma função que simplesmente calcula o fatorial de um número (suponho que você saiba como se calcula fatorial).

"caso contrário, utiliza um subprograma do tipo função para obter o número de divisores de m (quantos divisores m possui)"

Ou seja, se m não for menor que 10, uma outra variável, digamos, qtdDiv, receberá o valor de divisores(m), uma função que calcula quantos divisores m possui.

"Escrever cada m lido e seu fatorial ou seu número de divisores com uma mensagem adequada. "

Ainda dentro do laço, o resultado já será exibido. Para o que eu vou falar funcionar corretamente, as variáveis fat e qtdDiv devem ser inicializadas no início do laço com um valor de controle, como -1.

Assim, bastaria verificar qual das duas variáveis teve seu valor alterado. Caso seja fat, imprimir algo como ("O fatorial de ", m, " é ", fat), mesma coisa para a outra variável.

Quaisquer problemas na construção do algoritmo, fale aqui. Very Happy
Ver perfil do usuário

nao consigo resolver, me ajudem
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tcc 5º semestre gente não consigo fazer, me ajudem
» Windows 8.1 solicitando a reinstalação obrigatória do Windows Mobile Device Center 6.1 e não consigo resolver
» não consigo logar nas Ferramentas do fórum - ajudem!!
» Não consigo fazer uma tabela de staff
» Não consigo excluir mensagens

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
VisualgMaster :: VisualgMaster :: Pedidos de algoritmos-
Ir para: