VisualgMaster

Bem vindo ao fórum visualgmaster, tudo relacionado ao visualg, tire suas dúvidas, resolva seus algoritmos.

InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Ajuda com algoritmo para sorteio (mod)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ViniciusArryn
Novato
Novato

Masculino
Número de Mensagens : 1

MensagemAssunto: Ajuda com algoritmo para sorteio (mod)   Dom Jun 17, 2012 5:27 pm

Olá, boa tarde! preciso muito de ajuda com um algoritmo para um sorteio. É um trabalho da faculdade que tenho que entregar amanhã, mas sou péssimo em algoritmo e perdi algumas aulas devido ao trabalho =s.

aí está o que se pede: (as partes em vermelho são os tópicos em que estou com dificuldade)

Em uma quermesse, João ficou responsável por realizar o sorteio do prêmio principal. Ele poderia escolher de que forma seriam distribuídos os números e como seria feito o sorteio. João, como um bom programador que é, resolveu criar um programa que fizesse este sorteio e exibisse o vencedor, seguindo os seguintes critérios:
 Assim que um participante chegar à festa deverá escolher um número ao acaso inferior a 100;
 Uma lista de participantes deverá criada e esta deverá respeitar a ordem de chegada de cada um;
 Deve-se efetuar a soma de todos os números escolhidos pelos participantes;
 Deve-se verificar o resto da divisão da soma dos números escolhidos pela quantidade de participantes;
 O vencedor deverá ter chegado à posição igual ao valor deste resto;
 Serão permitidos no máximo 30 participantes.
 O sorteio será realizado assim que este número for atingido, ou quando o realizador do sorteio achar conveniente.

aqui está o que eu fiz até agora:

var

resp : caracter
i, x, soma : inteiro
valores : vetor [1..30] de inteiro
divs : real
inicio

//Para a melhor compreensão do programa, execute-o usando a tecla Shift + F9 em seu teclado.
//desta forma será executado com um temporizador mostrando a linha de código que está sendo executada.

escreval ("Seja bem vindo ao nosso sorteio!")
escreval
soma <- 0
x <- 0
para i de 1 ate 30 faca //estrutura de repetição usada para guardar o cadastro dos participantes.
escreval ("Deseja cadastrar um novo participante? (s/n)")
leia (resp)
Se (resp <> "s") e (resp <> "n") entao // validação para realizar o cadastro.
escreval ("você digitou uma oção inválida! o prgrama será finalizado!")
fimalgoritmo
senao
se (resp = "s") entao // condição para efeutuar o cadastro ou executar o sorteio. serve como saída do laço.
escreval ("Digite um valor que esteja entre 1 e 100: ")
leia (valores[i]) //vetor que armazena os valores escolhidos.
soma <- (soma + valores[i]) //cálculo para a soma de todos os valores escolhidos
x <- x + 1 //variável usada como contadora. guarda a quantidade de participantes.
senao
soma <- (soma + valores[i]) // cálculo para soma dos valores escolhidos em caso de a condição (resp = "s") ter como resultado a falsidade.
se (resp = "n") entao
limpatela
divs <- soma / x
escreval ("A quantidade de participantes é: ", x)

AQUI SE ENCONTRA O MEU PROBLEMA, NÃO SEI COMO FAZER ESSA PARTE:
" Deve-se verificar o resto da divisão da soma dos números escolhidos pela quantidade de participantes;
 O vencedor deverá ter chegado à posição igual ao valor deste resto;"

fimalgoritmo
fimse

fimse
fimse
fimpara

fimalgoritmo

Se puderem me ajudar, ficarei muito grato! desde já agradeço pela atenção! Wink
Ver perfil do usuário

Ajuda com algoritmo para sorteio (mod)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ajuda como fasso para nao acontecer
» Vossa Ajuda/opinião para minha CRF 250x 2011?
» Lugar onde tem efeitos sonoros
» B - Blocos sorteados
» [TUTORIAL] Mudar rubrica do tema Landscape

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
VisualgMaster :: VisualgMaster :: Pedidos de algoritmos-
Ir para: