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 Jogo da velha, Exercício da faculdade=D

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Dansenpai
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MensagemAssunto: Jogo da velha, Exercício da faculdade=D   Dom Maio 25, 2014 2:26 pm

algoritmo "Jogo da velha"
// Função :Jogo da velha
// Autor :Daniel Santos
// Data : 20/05/2014
// Seção de Declarações  exercício da escola
var
velha: vetor[1..3,1..3] de caractere
cont:inteiro
jogador1:caractere
jogador2:caractere
IA:logico
////////////////////////////////////////////////////////////////////////
procedimento nome
var
inicio
escreval("Digite o nome do primeiro jogador,  'X'")
leia(jogador1)
escreval("digite o nome do segundo jogador,   'O'")
leia(jogador2)
fimprocedimento
///////////////////////////////////////////////////////////////////////
procedimento imprimir
var
i,j:inteiro
inicio
para i de 1 ate 3 faca
  para j de 1 ate 3 faca
     escreval(velha[i,j])
  fimpara
fimpara
fimprocedimento
///////////////////////////////////////////////////////////////////////
procedimento jogada1
var
jogada1,x,y:inteiro
inicio
escreval(jogador1," ,qual posição deseja jogar?")
leia(jogada1)
escolha jogada1
caso 1
  se (velha[1,1]="")entao
     velha[1,1]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
caso 2
  se (velha[1,2]="")entao
     velha[1,2]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
caso 3
  se (velha[1,3]="")entao
     velha[1,3]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
caso 4
  se (velha[2,1]="")entao
     velha[2,1]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
caso 5
  se (velha[2,2]="")entao
     velha[2,2]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
caso 6
  se (velha[2,3]="")entao
     velha[2,3]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
caso 7
  se (velha[3,1]="")entao
     velha[3,1]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
caso 8
  se (velha[3,2]="")entao
     velha[3,2]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
caso 9
  se (velha[3,3]="")entao
     velha[3,3]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
outrocaso
  escreval("opcao invalida tente novamente")
  jogada1
fimescolha
fimprocedimento
/////////////////////////////////////////////////////////////////////
procedimento jogada2
var
jogada,x,y:inteiro
inicio
se IA=verdadeiro entao
  jogada<-randi(9)
  escolha jogada
  caso 1
     se (velha[1,1]="")entao
        velha[1,1]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 2
     se (velha[1,2]="")entao
        velha[1,2]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 3
     se (velha[1,3]="")entao
        velha[1,3]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 4
     se (velha[2,1]="")entao
        velha[2,1]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 5
     se (velha[2,2]="")entao
        velha[2,2]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 6
     se (velha[2,3]="")entao
        velha[2,3]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 7
     se (velha[3,1]="")entao
        velha[3,1]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 8
     se (velha[3,2]="")entao
        velha[3,2]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 9
     se (velha[3,3]="")entao
        velha[3,3]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  outrocaso
     escreval("opcao invalida tente novamente")
     jogada2
  fimescolha
senao
  escreval(jogador2," ,qual posição deseja jogar?")
  leia(jogada)
  escolha jogada
  caso 1
     se (velha[1,1]="")entao
        velha[1,1]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 2
     se (velha[1,2]="")entao
        velha[1,2]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 3
     se (velha[1,3]="")entao
        velha[1,3]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 4
     se (velha[2,1]="")entao
        velha[2,1]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 5
     se (velha[2,2]="")entao
        velha[2,2]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 6
     se (velha[2,3]="")entao
        velha[2,3]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 7
     se (velha[3,1]="")entao
        velha[3,1]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 8
     se (velha[3,2]="")entao
        velha[3,2]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 9
     se (velha[3,3]="")entao
        velha[3,3]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  outrocaso
     escreval("opcao invalida tente novamente")
     jogada2
  fimescolha
fimse
fimprocedimento
////////////////////////////////////////////////////////////////////////
funcao vencedor:caractere
var
inicio
se ((velha[1,1]="x")e(velha[1,2]="x")e(velha[1,3]="x")) entao
  retorne "x"
senao
  se((velha[2,1]="x")e(velha[2,2]="x")e(velha[2,3]="x")) entao
     retorne "x"
  senao
     se((velha[3,1]="x")e(velha[3,2]="x")e(velha[3,3]="x")) entao
        retorne "x"
     senao
        se((velha[1,1]="x")e(velha[2,1]="x")e(velha[3,1]="x")) entao
           retorne "x"
        senao
           se((velha[1,2]="x")e(velha[2,2]="x")e(velha[3,2]="x")) entao
              retorne "x"
           senao
              se((velha[1,3]="x")e(velha[2,3]="x")e(velha[3,3]="x")) entao
                 retorne "x"
              senao
                 se((velha[1,1]="x")e(velha[2,2]="x")e(velha[3,3]="x")) entao
                    retorne "x"
                 senao
                    se((velha[3,1]="x")e(velha[2,2]="x")e(velha[1,3]="x")) entao
                       retorne "x"
                       ////////////////////OOOOOOOOOOOO/////////////////////////
                    senao
                       se ((velha[1,1]="o")e(velha[1,2]="o")e(velha[1,3]="o")) entao
                          retorne "O"
                       senao
                          se((velha[2,1]="o")e(velha[2,2]="o")e(velha[2,3]="o")) entao
                             retorne "O"
                          senao
                             se((velha[3,1]="o")e(velha[3,2]="o")e(velha[3,3]="o")) entao
                                retorne "O"
                             senao
                                se((velha[1,1]="o")e(velha[2,1]="o")e(velha[3,1]="o")) entao
                                   retorne "O"
                                senao
                                   se((velha[1,2]="o")e(velha[2,2]="o")e(velha[3,2]="o")) entao
                                      retorne "O"
                                   senao
                                      se((velha[1,3]="o")e(velha[2,3]="o")e(velha[3,3]="o")) entao
                                         retorne "O"
                                      senao
                                         se((velha[1,1]="o")e(velha[2,2]="o")e(velha[3,3]="o")) entao
                                            retorne "O"
                                         senao
                                            se((velha[3,1]="o")e(velha[2,2]="o")e(velha[1,3]="o")) entao
                                               retorne "O"

                                            fimse
                                         fimse
                                      fimse
                                   fimse
                                fimse
                             fimse
                          fimse
                       fimse
                    fimse
                 fimse
              fimse
           fimse
        fimse
     fimse
  fimse
fimse

fimfuncao
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////
procedimento mostratela
var
inicio
escreval("  _",velha[1,1],"_|_",velha[1,2],"_|_",velha[1,3],"_  ")
escreval("  _",velha[2,1],"_|_",velha[2,2],"_|_",velha[2,3],"_  ")
escreval("   ",velha[3,1]," | ",velha[3,2]," | ",velha[3,3])
fimprocedimento
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////
procedimento verifica
var
inicio
se vencedor="x"entao
  escreval(jogador1," venceu!")
fimalgoritmo
se vencedor="O"entao
  escreval(jogador2," venceu!")
fimalgoritmo
fimse
fimse
fimprocedimento
////////////////////////////////////////////////////////////////////////
procedimento players
var
player:inteiro
inicio
escreval("1 ou 2 players?")
leia(player)
se player=1 entao
jogador2<-"computadorIA"
IA<-verdadeiro
escreval("qual o nome do player 1?")
leia(jogador1)
senao
se player =2 entao
nome
senao
escreva("opção invalida")
players
fimse
fimse
fimprocedimento

inicio
IA<-falso
players
limpatela
cont<-0
escreval("  _1_|_2_|_3_  ")
escreval("  _4_|_5_|_6_  ")
escreval("   7 | 8 | 9   ")
escreval("")
repita
jogada1
limpatela
mostratela
verifica
cont<-cont+1
jogada2
limpatela
mostratela
cont<-cont+1
verifica
ate((vencedor="x") ou(vencedor="o") ou (cont=9))
fimalgoritmo
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