VisualgMaster

Bem vindo ao fórum visualgmaster, tudo relacionado ao visualg, tire suas dúvidas, resolva seus algoritmos.
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Torre de Hanoi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Suporte
Administradores
Administradores
avatar

Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 26/10/2007

MensagemAssunto: Torre de Hanoi   Qui Nov 22, 2007 11:41 am

Jogo: Torre de Hanoi
O
bjetivo : Passar a piramide de um pino para o outro (maior em baixo, menor em cima)
Regras : A cada jogada só pode ser movida uma argola, sendo que uma argola menor nunca pode ficar sob uma outra maior
Obs : A fórmula para saber com quantos movimentos deve ser resolvida a torre é (2n-1), sendo n o número de argolas. Três argolas são sete movimentos, quinze argolas são, impressionantes, 32767.
No visualg : No visualg, fiz um hanoi com 7 argolas, o mais comum, sendo assim a fórmula é 2^7-1 (dois elevado a sete menos 1) que é igual a 127, ou seja a Torre de Hanoi do algoritmo deve ser resolvido com 127 movimentos. A cada erro, 1 movimento a mais será necessário. O algoritmo irá escrever algo semelhante a isso (desconsidere o que estiver em preto):
//////-////////////|////////////|
/////---////////////|////////////|
////-----///////////|////////////|
///-------///////////|////////////|
//---------
//////////|////////////|
/-----------
/////////|/////////////|
-------------
/////////|////////////|

////1//////////////2////////////3

Número de movimentos:
Coluna a mover:
|_ Coluna a colocar:


Onde:
1, 2, 3 são os números das colunas;
Número de movimentos é o número de jogadas que você já fez;
Coluna a mover é a coluna que você deseja retirar uma argola (a do topo);
Coluna a colocar é a coluna que você vai colocar a argola retirada da outra coluna

Vale lembrar que se você tentar colocar uma argola sobre uma menor que ela, o algoritmo vai ignorar essa jogada, ou seja, não irá faze-la, nem contar como jogada.

Veja um exemplo de uma jogada :
//////-////////////|////////////|
/////---////////////|////////////|
////-----///////////|////////////|
///-------///////////|////////////|
//---------
//////////|////////////|
/-----------
/////////|/////////////|
-------------
/////////|////////////|

Número de movimentos: 0
Coluna a mover: 1
|_ Coluna a colocar: 3


////1//////////////2////////////3


Nesse caso, eu movi a peça do topo da coluna 1, para a coluna 3, se eu fizer isso o algoritmo vai apresentar:


//////|////////////|////////////|
/////---////////////|////////////|
////-----///////////|////////////|
///-------///////////|////////////|
//---------
//////////|////////////|
/-----------
/////////|/////////////|
-------------
/////////|////////////-

////1//////////////2////////////3


Número de movimentos: 1
Coluna a mover:


Notou a mudança das peças? E assim por diante.

Se você deseja um desafio maior, observe a estrutura do algoritmo, e aumente o número de argolas, qualquer dúvida poste nesta seção, um post relacionado a este tópico em outra seção será apagado.

Link's

4shared
4shared.com/file/30066593/3b5e07f2/Jogo_Pinos.html

Rapidshare
rapidshare.com Jogo_Pinos.alg
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Torre de Hanoi
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Reset de Equipamentos na torre
» ACESSANDO RB NA TORRE
» esquema para ligar 3 nanostation na torre
» Naruto Movie 07
» EWC 2012 - GP de Portugal - Torres Vedras

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
VisualgMaster :: Jogos em Visualg :: Jogos aprovados-
Ir para: